ORIXÁS NA UMBANDA
A Umbanda Sagrada, estabelece uma conexão profunda com os Orixás, que são entidades espirituais que representam as forças naturais e cósmicas que regem o universo. Cada Orixá tem uma vibração própria e está associado a uma parte específica da natureza. A seguir, são apresentados os 14 Orixás, com uma breve descrição de suas vibrações e relações com as Forças da Natureza:
1.Oxalá: Oxalá é o Orixá da criação e da luz. Ele rege a energia do Sol e é o Orixá da paz e da harmonia. Sua vibração está ligada à pureza, à sabedoria e ao equilíbrio.
2.Logunan: Também conhecida como Oya-Tempo, é a orixá do movimento, da evolução e da sustentação de todas as manifestações da fé, além de ser a ordenadora do caos, regendo o tempo e a religiosidade.
3.Oxum: Oxum é a Orixá do amor, da beleza e da fertilidade. Sua vibração está relacionada à água doce, à sensibilidade e à proteção das mulheres e das crianças.
4.Oxumarê: é o Orixá da serpente arco-íris, representando a transformação, o movimento e a energia vital, sendo um mensageiro entre o céu e a terra
5.Oxóssi: Oxóssi é o Orixá das florestas e da caça. Sua vibração está relacionada à abundância, ao conhecimento das plantas e à proteção da natureza. Ele também é associado à sabedoria e à habilidade de se adaptar a diferentes ambientes.
6.Obá: Obá é a Orixá das águas doces e dos rios. Sua vibração está associada ao poder da água doce, à renovação e à prosperidade.
7.Ogum: Ogum é o Orixá da guerra, da força, do ferro e da tecnologia. Sua vibração está relacionada à coragem, à defesa da justiça e ao enfrentamento de desafios.
8.Iansã: Iansã é a Orixá dos ventos e das tempestades. Sua vibração está relacionada à transformação, à liberdade e à luta contra as injustiças.
9.Xangô: Xangô é o Orixá da justiça, do fogo e da pedra. Sua vibração está ligada à autoridade, ao julgamento e ao equilíbrio das forças do bem e do mal.
10.Egunitá: Egunitá é a Orixá da verdade, da luz e da sabedoria. Sua vibração está relacionada à revelação da verdade e à busca pela justiça.
11.Obaluaiê: Em outros lugares conhecido também como Xapanã é o Orixá da saúde e da cura. Sua vibração está associada à regeneração e à transformação das energias negativas em positivas.
12.Nanã: Nanã é a Orixá da terra, da lama e da sabedoria ancestral. Sua vibração está relacionada à paciência, à sabedoria e à preservação da vida.
13.Iemanjá: Iemanjá é a Orixá das águas salgadas e da fertilidade. Sua vibração é ligada ao mar, à mãe natureza e à cura. Ela é considerada a mãe de todos os Orixás e a protetora das famílias.
14.Omulu: Omulu é o Orixá da cura e da saúde. Sua vibração está associada às doenças e à regeneração. Ele é o guardião das energias da vida e da morte.
Inúmeros outros Orixás também são admitidos junto à Umbanda, como:
Ibeji: Ibeji são os Orixás das crianças e da alegria. Sua vibração está associada à energia da infância, à espontaneidade e ao poder de cura.
Ossaim: Ossaim é o Orixá das folhas e das ervas. Sua vibração está ligada ao conhecimento das plantas e ao uso delas para cura e proteção.